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A importância do pós-venda

O setor do pós-venda é muito importante para qualquer empresa, seja ela grande ou pequena. Sua principal função é fidelizar clientes, aumentando o seu LTV (LIfetime Value), e é claro tornar o seu consumidor um embaixador da marca, recomendando seus serviços aos amigos.


É claro que todos querem uma relação duradoura com os cliente, mas para que isso aconteça, o serviço prestado deve ser de qualidade (ou pode acabar tendo o efeito reverso) e conseguir suprir as necessidades dos clientes.


Mas como o pós-venda impacta o meu consumidor?

Você provavelmente já precisou entrar em contato com alguma empresa, seja ela para tirar uma dúvida de como comprar, como usar o produto ou até mesmo para um suporte técnico, com certeza já passou por uma situação onde o profissional que te atendeu não estava capacitado para solucionar o seu problema, ou preferiu te oferecer outro serviços.


Este é o primeiro erro cometido no pós venda, o serviço deve estar disponível para solucionar problemas e sanar quaisquer dúvidas que os clientes tenham, por isso o profissional deve ser qualificado e entender tudo sobre o que você vende. Vamos fazer uma comparação entre duas empresas muito conhecidas e para entender como isto funciona na prática.


Apple x NET


Para os usuários da apple que já precisaram usar o suporte sabem o quanto é prático e rápido para conseguir falar e ter o problema resolvido, os atendentes estão sempre bem preparados e dispostos a te ajudar, seja para transferir arquivos de um aparelho para o outro, tirar dúvidas sobre software ou até cancelar o plano adicional de backup.


Já para companhias telefônicas como a NET (que agora faz parte do grupo claro) essa tarefa nem sempre é fácil, todos nós já passamos por alguma situação onde a internet ou televisão não funcionam e precisamos esperar por muito tempo para falar com o atendente, que muitas das vezes não estão preparados para solucionar o problema, ou quando queremos cancelar um plano e a pessoa que se encontra do outro lado da linha insiste em nos oferecer outro plano.


Já passou por uma situação dessas né, por isso você sabe o quanto é importante ter um serviço de qualidade para atender o seu cliente.


Como ter um pós venda de sucesso?

O primeiro passo para um pós venda de sucesso é conhecer muito bem o seu mercado de atuação. Manter uma posição de destaque dentro de um segmento não é fácil, ainda mais considerando que muitas empresas fecham antes mesmo de completar 1 ano, por isso depois que o conquistamos não podemos bobear.


Ao abrir uma empresa, estabelecemos missão, visão e valores, que pautam os discursos e ações da empresa, o que automaticamente gera um compromisso sério com o consumidor. Quando um colaborador não segue os princípios da empresa, principalmente quando falamos na comunicação entre empresa e cliente, ele acaba “afundando” o nome da empresa.


Por esse motivo o segundo passo, é contratar pessoas que realmente querem fazer parte da sua empresa e siga seus princípios, desde modo você consegue abrir diversas oportunidades, para ter uma ideia, existem diversos modos de atender um cliente e estabelecer um grande diferencial competitivo, como chat implementado no site, telefone, e-mail, aplicativos, mídias sociais e por aí vai.


O terceiro passo com certeza é o treinamento dessas pessoas que ficarão responsáveis pelo atendimento da sua empresa, elas devem ser capacitados e altamente preparadas para lidar com todas as dúvidas e diferentes tipos de clientes, sendo capazes de oferecer um atendimento personalizado e de qualidade.


Como ter um pós venda de qualidade?

De forma simples, o pós venda está focado em garantir a satisfação do consumidor após a compra e tenta aproximá-lo o máximo da marca. Saber diferenciar os principais tipos de pós venda, o ativo e o receptivo, é essencial para os gestores tomarem melhor decisão.


Para que o seu pós venda seja o melhor, não é necessário ter gastos exorbitantes, apenas implemente práticas como:


- Tenha canais de comunicação de acordo com seu público, seja ele whatsapp ou e-mail.

- Seja rápido e prático para atender o seu cliente, não o faça passar por grandes burocracias ou esperar por muito tempo.

- Saiba quais são as necessidades do seu consumidor.

- Mantenha um alto nível de qualidade durante todo o atendimento.

- Entregue tudo o que o produto promete.

-. Ofereça serviços complementares que possam aumentar a satisfação do consumidor, como indicadores de uso e de desempenho

- Mantenha o seu banco de dados sempre atualizados.

- Tenha funcionários comprometidos com a empresa.


Vi só, não é difícil ter um bom pós-venda. E lembre-se sua implementação pode gerar uma grande diferenciação no mercado e superar a concorrência.


Está esperando o que? Vem Blá!


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