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Como começar sua loja virtual

Você quer investir no e-commerce mas não sabe como começar um? Então não perca tempo e comece a criar o seu!


Segundo a ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o número de transações efetuadas em e-commerce cresceu 65,7%, indo de 63,4 bilhões de reais para 105,6 bilhões nos seis primeiros meses de 2020. Com esse crescimento, nos meses seguintes os valores saltaram alcançando entre 18% e 30%.


É por isso que não há limites para as vendas online, pois o sucesso da sua empresa está na sua vontade de crescer. Portanto, veja a seguir todos os passos fundamentais para criar a sua loja online!


Registro de endereço na web


O domínio (ou a URL) do site nada mais é do que o seu endereço na web. Ele é único e identifica a sua loja virtual entre tantas outras existentes por aí. Para escolher o domínio, você deve levar em consideração alguns quesitos, como:


Use o nome da marca junto a uma palavra-chave que define o negócio, como por exemplo www.blamarketing.com.br, pois com o uso da palavra chave na URL ajudará a posicionar o seu site nos mecanismos de busca.


Prefira sempre nomes curtos e fáceis de lembrar, evitando caracteres especiais e termos estrangeiros. O intuito é facilitar ao máximo a compreensão de quem ouve o nome do seu site e decide procurá-lo na internet.


Prefira domínios terminados em .com.br para garantir um melhor posicionamento regional, pois os mecanismos de busca identificam a localização do seu host e dão preferência a resultados nacionais. Não sendo possível usar um domínio .com.br, tente apenas .com.


Escolha um servidor de qualidade


Feito o registro do domínio, deve-se hospedá-lo em um servidor. Mas, alguns requisitos devem ser levados em conta na escolha da empresa que irá hospedar o seu site. Por isso, fique atento aos principais pontos:


Capacidade de armazenamento: A cada vez que é inserido cada vez mais informações no seu site, ele aumenta de tamanho de modo que isso exige um espaço maior no servidor. Por isso, é importante verificar a capacidade de expansão do site para saber se com o passar do tempo irá custar mais para empresa expandir ou colocar mais produtos no ecommerce.


Suporte: Se houver qualquer problema na sua loja virtual, o servidor de hospedagem irá garantir um suporte tecnológico para corrigir a falha rapidamente. Então, procure por servidores que oferecem atendimento 24 horas, porque o seu site pode cair ou sair do ar a qualquer momento.


Preço: Com muitas empresas de hospedagem no mercado, não contrate a primeira que você encontrar. Faça comparativos de preços e benefícios, e, principalmente, busque recomendações de outras empresas que têm e-commerce ou site.


Estruture a plataforma da loja virtual


Toda plataforma ou site tem duas partes visuais, a parte que é feita para o uso dos usuários e a outra que é os “bastidores”, ou seja, a parte administrativa que só fica visível para o controlador do site, na qual é feita toda a gestão do site, como controle de vendas, de recebimentos e de estoque.


É importante considerar o tipo de plataforma que será usada para compor o seu e-commerce. Sendo assim, a sua plataforma pode ser pronta com código aberto, ou seja, você consegue customizá-la durante o uso, ou desenvolvida sob medida para você, que são construídas de acordo com as demandas da empresa, e por isso, são mais caros.


Um ponto muito importante nesse processo é a navegabilidade, ou como costuma-se conhecer, a experiência do usuário. Então, verifique se as páginas carregam rapidamente, se os menus estão bem distribuídos e são fáceis de achar, se tem uma hierarquia de categorias que facilita encontrar os produtos, etc. É importante que o processo de uso do seu site seja fácil e rapidamente interativo.


Por fim é muito importante para a estrutura do seu que ele tenha segurança. Para isso, primeiro adote uma política de privacidade e segurança, garantindo ao usuário que ele possa realizar suas transações no site com toda a tranquilidade. E em segundo, em complemento com o passo anterior, adquira um selo de SSL, que é um certificado de proteção dos dados fornecidos pelo usuário no pagamento de um produto, impedindo a ação de hackers. Toda página que é protegida tem o selo do cadeado no canto inferior da tela, mostrando ao cliente que o endereço que ele está navegando é seguro.


Escolha um template adequado


Não há nada melhor do que navegar em um site que tenha um visual moderno e confortável aos olhos. E como o site é uma vitrine virtual, ele deve definir a sua identidade na internet, e é por isso que precisa oferecer uma experiência satisfatória ao cliente, pois é o seu primeiro contato com ele.


Nesse caso, é importante usar a paleta de cores da empresa com tons que se complementam, dando harmonia ao site. Recomenda-se muito em evitar o uso de cores muito fortes, fosforescentes ou brilhantes.


Um complemento à parte visual é o tipo de fonte usada no template. Prefira sempre fontes limpas, sem serem rebuscadas. Pesquise na internet quais as fontes mais usadas em sites com ótima experiência do usuário e escolha a melhor que combine com o seu negócio e site.


Por fim, as informações compõem essa parte visual. Quanto menos textos, melhor. Dados como, preço, frete, formas de pagamento, descrições e dados técnicos devem ficar bastante fáceis e bem visíveis para qualquer pessoa.


Defina as formas de pagamento


Muitas plataformas de e-commerce já vêm equipadas com ferramentas de pagamento. De toda forma, antes de abrir uma loja virtual, você deve verificar se a ferramenta de recebimento atende a todas as formas de pagamento e às bandeiras de cartão de crédito.


Uma dica importante é evitar que o consumidor seja direcionado para outro site no momento do pagamento, fazendo com que perca a conexão com a sua marca e tenha o trabalho adicional de preencher outros formulários para efetivar a compra. Essa exigência extra pode dar tempo para que ele repense a sua decisão e acabe abandonando o carrinho de compras.


Preço e condições de frete


O preço do frete é um grande diferencial para quem compra online. Para o vendedor, porém, é sempre um dilema: como fica a equação prazo x preço? Procure parceiros de entrega que deem agilidade ao seu processo sem onerar demais o fluxo de caixa, como motoboys e entregadores independentes. Nas entregas de longa distância, faça pesquisas para saber qual é o modelo financeiramente mais atrativo.


Cadastre os seus produtos


Por fim, a última fase para começar as vendas.


Após a fase de estruturação para abrir uma loja virtual, deve-se começar a cadastrar os produtos na plataforma. E para isso, é importante seguir alguns passos fundamentais para o sucesso do seu e-commerce São eles:


Fotos: As fotos devem ter uma resolução média de 72 pixels para permitir uma boa visualização sem sobrecarregar o site. Use sempre fotos de boa qualidade e que mostrem os seus produtos sob diversos ângulos.


Ficha técnica: A ficha técnica traz detalhes sobre o produto, explicando as suas especificidades e informações importantes sobre o que o consumidor está comprando. Esses dados devem ser preenchidos para que usuários que estão de fato pesquisando por um produto e tenha intenção de compra encontrem rapidamente todas as informações necessárias no site.


Descrição: A descrição é um texto mais amplo e fluido, na qual a empresa conversa com o cliente sobre o produto. E tem o objetivo de chamar a atenção para os benefícios da mercadoria que está à venda. Então, esse texto deve despertar o desejo do público.


Por fim, com todos esses passos fundamentais, o seu e-commerce terá tudo para ser um sucesso, e as vendas dependem só de você, pois o site não vende sozinho. Então, para atrair clientes até a sua plataforma, é preciso fazer ações de divulgação, como links patrocinados, por exemplo, e ter uma boa criação de conteúdos relevantes para oferecer mais do que um produto aos seus clientes. E para te ajudar nessa tarefa, a Blá é a agência mais experiente do mercado. Então, para conhecer de fato toda essa experiência, entre em contato com a gente!


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