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Como vender mais usando a internet.

Todo mundo quer praticidade hoje em dia né, mas antes de vender online você precisa entender se está de fato preparado para esse modelo de negócio. Uma dica é definir o seu orçamento, suas metas e o valor esperado de ROI (Retorno de investimento).


Beleza, agora que você já tem os seus objetivos definidos, vamos montar o planejamento do que será feito. Começando por entender como é o processo de compra do consumidor, no meio digital. Lembra do funil de vendas? É dele que estamos falando, mas para o universo online.


Para que o consumidor efetue uma compra na internet, ele tem que ser impactado por esses 4 fatores, o tráfego, engajamento, conversão e por fim a retenção, calma que vamos explicar como funciona cada um eles.


1.Tráfego


É crucial pensar no pilar de tráfego antes mesmo de pensar em uma plataforma. Ter uma plataforma de loja virtual sem tráfego, é como uma loja no deserto, ninguém vai encontrá-la.


Em um loja física, por exemplo, um dos principais fatores do sucesso de um ponto de venda, é a escolha do próprio ponto. O ponto certo é responsável por 70% do sucesso de uma loja física, na internet não é diferente, porque o que representa o ponto é o tráfego.


É preciso que você estruture e separe um bom investimento para esse pilar, você pode pensar nesse investimento dentro da sua verba de marketing.


2. Engajamento


No pilar anterior estruturamos a estratégia para gerar tráfego, agora vamos pensar em como envolver e engajar seus visitantes com seu negócio.


Aqui, entra a escolha da plataforma, você tem que visualizar a loja virtual da mesma maneira que uma loja física pensa na sua vitrine. Essa vitrine tem que transmitir o conceito do negócio, proporcionar uma experiência interessante e levar o usuário ao maior número de conversões possíveis.


3. Conversão


Você já definiu toda sua estratégia para atrair o máximo de usuários para sua zona de engajamento, que nesse caso é sua LP (landing page) ou sua loja virtual. Agora que ele está engajado e dentro da sua loja, é hora de facilitar a vida dele para que a compra seja feita.


4. Retenção


Para muitos, o processo de compra do consumidor acaba quando você transforma esse lead e uma venda, mas esse pensamento é um grande erro.


Atrair clientes para sua loja está cada dia mais caro, e ao mesmo tempo, a margem do varejo é cada dia menor, ou seja, muitas vezes fazer uma venda online não vai dar lucro algum. Então se sua venda lhe custou caro e o produto não teve margem, como você vai garantir lucratividade nesse negócio? Retendo o seu cliente.


É fundamental que você faça o seu cliente comprar diversas vezes após a primeira compra, porque depois que ele virou um cliente (efetuou uma compra online), você não tem mais o custo de trazê-lo até sua loja.


Mas é claro que você precisa garantir a satisfação e manter uma relação com ele, para que as próximas compras sejam feitas com você.



E aí, você está preparado para vender usando a internet? Parece muito complexo e cheio de detalhes né, não se preocupe a gente facilita para você.


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