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Diferença entre Inbound e Outbound marketing.


Você já parou para pensar que existem diversos meios para se comunicar com o seu público e que cada um deles possui uma característica diferente?


Então, é exatamente sobre isso que vamos falar hoje.


Com a evolução do marketing novos métodos de divulgação sugiram, vamos falar especificamente das estratégias de Inbound e o Outbound marketing.


O Outbound marketing ou marketing de guerrilha, é o modo mais tradicional de se comunicar com o seu público, ele caracteriza-se pelo grande esforço em aparecer em mídias como televisão, rádio, outdoors e revistas, atingindo o público em massa.


Já o Inbound marketing, é uma estratégia onde a empresa produz conteúdos que são relevantes para o seu consumidor, desde modo a jornada de compra do consumidor é muito mais fluida e confortável.


Segundo um estudo feito pela hubspot, 92% dos profissionais de marketing dos EUA, dizem ser essencial uma empresa fazer Inbound marketing, mas muitas se enganam ao achar que o Outbound deve ser deixado de lado.


Inbound Marketing.

O inbound marketing consiste em encontrar o seu consumidor durante a jornada de compra dele. Hoje 93% das compras começam através de buscas online, por isso é tão importante ter um novo modo de chamar a atenção do seu consumidor.


Por meio da produção de conteúdos relevantes e de qualidade, podemos levar o usuário até a compra do produto final, a partir do processo de compra da empresa. Mas vamos com calma, a intenção não é colocar um monte de pop-up e bombardear o consumidor com e-mails. Devemos conquistar o cliente por meio dos materiais que ele busca, tornando o processo de venda menos invasivo, respeitando as decisões e criando relacionamentos.


A metodologia do Inbound marketing se divide em 4 etapas.

1. Atrair o consumidor até você

2. Converter o seu visitante em um lead

3. Vender ou seja, tornar o seu lead em cliente.

4. Encantar o seu consumidor, tornando-o um defensor da marca.


Outbound Marketing.

São os métodos mais conhecidos do marketing, ele anuncia a empresa para um público geral. Aqui encontramos diversas estratégias como panfletagem, anúncio em mídia televisiva e até telemarketing.


Hoje é mais difícil encontrar o seu público nesses meios, devido a bloqueios de listas telefônicas e filtros de spam, o que nos mostra que o público não é receptivo como antes, atualmente essas técnicas são consideradas invasivas. Mas engana-se quem pensa que o Outbound morreu.


Assim como a internet não substitui a TV que não substitui o rádio que não substitui o jornal, o Inbound marketing não substitui o Outbound.


Para criar uma estratégia de marketing efetiva, muitas vezes, são necessários uma combinação de esforços entre Inbound e Outbound.


Veja um quadro comparativo entre Inbound e Outbound marketing.



E aí, já pensou o quanto seu negócio pode crescer utilizando essas estratégias? Bora Blá!


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