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Envio de e-mail marketing: Pontos a se atentar

O e-mail marketing é uma das principais estratégias do marketing digital para atrair mais clientes e fidelizá-los ao seu negócio. Essa estratégia consiste no disparo de emails para um público que é cadastrado em uma base de contatos ou base de leads.


A base de leads é gerada pela coleta de informações através de preenchimento de formulário para uma pesquisa, cadastro em site ou compra de um determinado serviço ou produto.


O conjunto de estratégias digitais formado pela geração de leads e envio de email marketing é uma ótima ferramenta para que a sua marca aumente as vendas. Mas não é só isso que irá garantir o sucesso da sua estratégia de e-mail marketing. Existem processos para que ela seja bem sucedida.


O mundo todo usa e-mail


O uso do email está tão presente na vida das pessoas que, para estar no mundo digital e fazer cadastro em plataformas e redes sociais, todos precisam ter um e-mail. Segundo dados da plataforma de dados digitais Statista, cerca de 3,9 bilhões de pessoas em todo o mundo já usavam e-mail em 2019, e as projeções apontam que esse número irá subir para 4,8 bilhões de usuários no ano de 2024, ou seja, mais da metade da população mundial.


Ainda, segundo a pesquisa, são enviados aproximadamente cerca de 300 bilhões de e-mails diariamente em todo o mundo. Sendo assim, o uso do e-mail apresenta-se como um potencial aliado nas estratégias digitais.


Sabendo que você tem uma potente ferramenta nas mãos, saiba como usar de modo eficiente e fazer com que a sua estratégia de e-mail marketing seja bem sucedida.

Segmentação da base de leads


Uma das etapas mais importantes a ser seguida na sua estratégia de e-mail marketing é fazer a segmentação da sua base de leads. Ao dividir a sua base de leads com base no comportamento dos clientes, estágio de compra, interesse, perfis, etc, você consegue planejar uma comunicação para cada grupo de pessoas.


Quanto maior for a sua base de leads, mais genérica poderá ser a sua mensagem, pois você terá apenas uma linguagem para um público variado e como consequência disso, a interação não irá gerar interesse. Caso isso aconteça, a sua base de leads pode diminuir devido ao alto índice de cancelamento de inscrição.


Hoje, o marketing digital vem para suprir a necessidade das pessoas. É isso o que elas buscam nos produtos e serviços. Com a segmentação da sua base de leads, você fará uma comunicação bem direcionada para a necessidade desse grupo de pessoas. Assim, será possível criar mais engajamento e mais taxas de abertura de emails.


Chamada para a ação


O CTA (Call to action) ou “chamada para a ação” é outro ponto merecedor de muita atenção no uso do e-mail marketing, pois é primordial para a geração de leads. Para ela, não há exceções quanto ao formato, ou seja, pode ser visual ou textual, o que importa é fazer uma boa e chamativa CTA.


Existem diversos tipos de CTA, como um link para outro post relacionado ou a oferta de um material interessante que direcione o leitor para a página de compra, ou até mesmo direto para o produto ou serviço que apresentará a solução para os problemas do público. A chamada para ação é o próximo passo do “funil de vendas”.


Por fim, leve em conta qual a etapa do funil de vendas que o seu e-mail marketing se encaixa. Com isso, você poderá criar o CTA certo para a situação. Junto disso, leve em conta a persona em que será segmentado o envio do e-mail. Como já dissemos acima, as pessoas procuram soluções.


Fase de testes antes de ligar as turbinas


Depois que o seu e-mail marketing estiver finalizado, com uma base bem segmentada, um discurso apropriado para o público alvo e uma boa CTA, ainda não é hora de enviar. Antes disso é preciso fazer a etapa de testes, pois você quer garantir que chegue redondo para os seus possíveis clientes, não é?


Para começar essa etapa, verifique se todos os emails da sua base de dados são válidos e remova os inválidos. Essa etapa é simples mas muito importante.


Em seguida, verifique todo o corpo do email, como imagens, texto, palavras chaves, conteúdo, estrutura, CTA e assunto do email. Essa análise deve ser feita com calma e com bastante atenção pois isso vai garantir a efetividade da sua ação no disparo do e-mail marketing.


Seguindo esses passos, a sua estratégia será muito bem sucedida. Mas saiba que se você precisar, você pode contar com o apoio e ajuda profissional do nosso time Blá Marketing! Oferecemos apoio à todas as soluções na sua estratégia digital com foco na geração de resultados. E aqui, o nosso desempenho é garantido. Então, vamos blá!


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