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  • Foto do escritorEquipe Blá

Focar no cliente é focar no sucesso.

Não deve ser a primeira vez que você ouve falar que o cliente deve estar no centro do planejamento de marketing. Essa é uma realidade que deve ser tomada em todas as empresas, pois, hoje, os usuários compram aquilo que é feito pensado neles.


Muitos confundem o ato de priorizar o usuário na criação de um produto ou em ações de marketing com criar uma comunicação amigável. Mas, focar no cliente não se resume a isso.


Por isso, a seguir, vamos falar sobre a estratégia voltada para colocar o seu cliente no centro, como ela funciona e quais os benefícios para sua empresa.


Customer Centric


O Customer Centric (Cliente no Centro) é uma estratégia baseada em colocar o cliente em primeiro lugar. Ela busca centralizar todo o planejamento estratégico na experiência do usuário, desde a apresentação de um produto ou serviço até o pós-venda. Ou seja, tudo o que é realizado dentro de uma organização tem como objetivo fornecer uma experiência satisfatória para o seu consumidor.


Essa estratégia exige mais do que um atendimento excelente, precisa estar ciente dos problemas do usuário e de como solucioná-los.


Isso tem o fim de aumentar a taxa de fidelização das pessoas para conseguir melhores resultados, obtendo lucros e vantagem competitiva para a sua empresa.


Como implementar o Customer Centric na sua empresa?


Como já dissemos anteriormente, o Customer Centric deve ser feito desde o primeiro momento de contato com o usuário passando pelas diferentes etapas da jornada de compra, até o pós-venda.


O objetivo é pensar todas as estratégias de conversão de uma maneira que o cliente se sinta à vontade e satisfeito com a sua marca do primeiro ao último momento de sua jornada de compra.


Sendo assim, as atitudes para conquistar o seu cliente são:


Liderança voltada ao cliente: Para que sua estratégia funcione, é preciso que ela comece do topo, com o objetivo de tornar-se uma cultura da empresa que valorize a experiência do cliente. Os tomadores de decisão devem entender a importância de valorizar o consumidor e como isso pode impactar positivamente dentro da empresa.


A partir disso, eles devem investir em estratégias que façam com que todo o processo da empresa leve a experiência do usuário em conta, ou seja, que essa política chegue nos diferentes níveis da hierarquia da empresa, de forma saudável e produtiva.


Entenda o perfil do seu cliente: O Customer Centricity consiste em, primeiro, conhecer a fundo quais são os desejos, desafios, objetivos e comportamento do seu potencial cliente. Para isso, ferramentas de CRM são precisas para ajudá-lo a tornar essa tarefa mais eficiente.


Com uma análise do comportamento de seu cliente completa, cria a possibilidade de personalizar os serviços e produtos oferecidos para atender 100% o seu cliente final.


Autonomia de equipe: Dar autonomia aos seus funcionários elimina os processos burocráticos da sua empresa, garantindo a solução ágil dos problemas de seus clientes.


Essa autonomia, faz com que os seus funcionários tenham liberdade para darem seu ponto de vista e tomarem decisões que beneficiem a experiência do consumidor. Além disso, possibilita a criatividade e cria recursos para tornar os processos mais eficientes.


Análise de desempenho: O acompanhamento do desempenho da sua estratégia de Customer Centricity é vital para que o seu cliente continue satisfeito com o serviço e/ou produto mesmo no pós venda.


Feedback dos clientes: Além de acompanhar o desempenho da estratégia da sua empresa, receber o feedback de seus clientes ajudará a melhorar o produto oferecido, além de melhorar a relação da sua empresa com o público.


Quando você coloca o público como objeto central do seu planejamento, é sucesso na certa. Já se passou o tempo em que o público tinha que se adaptar ao produto. Hoje, a sociedade está cada vez mais consciente e tem um poder de escolha que define quais empresas terão sucesso no mercado.


Por isso, coloque o cliente no centro. Gire em torno dele e faça o produto ou serviço ideal para todos!


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