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Importância do plano de marketing



Você já deve ter se perguntado algumas vezes como divulgar a sua empresa e como ter certeza que sua estratégia funcionará.


Para isso existe o plano de marketing


O que é plano de marketing

Vamos lá, o plano de marketing nada mais é do que um documento que contém todas as informações necessárias para implementar uma estratégia de marketing na sua empresa.


Para que o plano de marketing seja feito corretamente precisamos definir:


  1. Objetivos de marketing da sua empresa.

  2. Quais estratégias serão utilizadas para atingir esse objetivo.

  3. Quais ações serão feitas.

  4. Qual é o orçamento disponível.

  5. Quais são os resultados esperados.


Para que serve um plano de marketing

O plano de marketing serve principalmente para manter a gestão de uma campanha, apesar dos mercados serem variados, onde uns são mais dinâmicos que outros, não se deve fugir no plano de marketing.


Este processo de elaboração do plano de marketing ajuda o empreendedor a enxergar como o planejamento de ações afetará a sua empresa.


Como elaborar um plano de marketing

Antes de ir de fato para os tipos de ações e estratégias que sua empresa utilizará, você deve primeiro entender todos os aspectos da sua empresa.


Listamos todos os passos que devem ser entendidos antes de passar para a elaboração da estratégia.


1. Resumo executivo

Aqui deve ser feito um breve resumo do plano de marketing em si. (recomendamos deixar este passo por último)


2. Análise de ambiente

Aqui você deve listar e analisar todos os fatores relevantes que podem ter alguma influência em sua empresa, seja ele direto ou indireto, interno ou externo. Estamos falando da famosa Análise SWOT.


3. Definição do Público alvo

Faça um desenho do seu consumidor ideal identificando os seguintes dados:

  • Geográfico (onde está seu público)

  • Demográficos (Sexo, idade, renda, educação, profissão e etc)

  • Psicográficos (interesses, valores morais e sociais, hobbies, estilo de vida, personalidade e etc)

  • Comportamentais (Quais são os benefícios q ele espera ao comprar seu produto, qual é o tipo de uso, em que ocasião será utilizado, como é o processo de compra dele e etc)

4. Posicionamento

Aqui você definirá como você quer que o seu cliente enxergue a sua empresa.


5. Marca

Entenda se a sua marca corresponde ao seu posicionamento de mercado.


6. Definições de objetivos e metas

Defina quais objetivos devem ser alcançados e quais são as metas do seu negócio.


Objetivo: São declarações amplas e simples do que de deve ser realizado pela estratégia de marketing, exemplo conquistar mais seguidores nas redes sociais.


Metas: São dados específicos e essenciais para elaboração das ações e do plano, exemplo conquistar 10.000 seguidores no instagram até 30 de dezembro de 2020.


7. Definição da estratégia de marketing

Como a empresa atingirá seus objetivos e metas.


8. Implementação do plano

Aqui você deve colocar o seu plano de marketing em andamento.


9. Acompanhamento e controle

Com as ações acontecendo, o que deve ser feito nessa etapa é o monitoramento e possíveis alterações, para otimizar a sua estratégia, por fim deve ser feita a análise de dados para validar a eficácia da ação.



Já está pronto para montar o seu plano de marketing?


Com o plano de marketing bem estruturado você é capaz de mudar o direcionamento da sua empresa e crescer cada vez mais o seu negócio.


Se precisar de ajuda, conte com a gente!

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