top of page
  • Foto do escritorEquipe Blá

O que é Marketing Social?


Marketing social é uma estratégia de publicidade, usada para causas sociais, venda de ideias, atitudes e comportamentos. Começou a ser usado em 1970, por Philip Kotler e Gerald Zaltman.


O seu intuito é sempre envolver a população em uma causa, e levando o consumidor até a compra, por meio de identificação e sensibilização do público alvo com a causa que sua empresa apoia.


O objetivo das campanhas de marketing social é eliminar problemas sociais, geralmente relacionados a saúde, transporte, trabalho, educação e moradia. É muito utilizado por órgãos públicos e empresas de terceiro setor, que voltam suas campanhas para conscientização. Mas porque usar o marketing social no seu negócio?


A diferença entre o Marketing Social e o Marketing Tradicional.


Não confunda o marketing social com o marketing comercial. Toda empresa pode pensar que está utilizando essa ferramenta de modo correto, mas ao final está apenas trabalhando uma forma de marketing tradicional.


Primeiro precisamos entender como a evolução do marketing aconteceu. Para isso vamos usar o que Philip Kotler definiu em seu livro, Marketing 3.0.


  • Marketing 1.0: É centrado no produto, venda e lucro apenas.

  • Marketing 2.0: Centrado em atender as necessidades do consumidor, buscando satisfação e retenção dos clientes.

  • Marketing 3.0: Centrado em valores, além da venda que atenda as necessidades do consumidor, o negócio precisa de um propósito maior, descrito como Kotler: o de transformar o mundo em um lugar melhor.


O marketing social é basicamente a tradução desta última versão do marketing, onde todos os esforços são alinhados e se integram gerando uma relação de “ganha ganha”. Mas como dissemos não basta a empresa dizer estar envolvida em causas sociais.


Para que o marketing social seja feito de forma efetiva, os conceitos precisam estar enraizados aos valores da empresa, tornando a empresa autêntica e confiável. Apenas as marcas que dedicam esforços contínuos para gerar impactos positivos na sociedade transcendem o marketing tradicional e fazem efetivamente o marketing social.


Mas como o marketing social impacta o consumidor?


Como Kotler disse em seu livro, com o passar do tempo, os consumidores deixaram de se importar apenas com o que uma empresa vende, se o seu produto é bom e atende suas necessidades, hoje buscam por empresas que têm algum propósito muito maior que o da venda, se preocupando em tornar o mundo melhor.


Hoje, na era da informação, onde o público já tem todas as informações sobre seu produto, qualidades, diferenciais, preços e muito mais, em seus celulares é preciso se destacar da concorrência de outras formas.


Por isso, quando alinhamos a missão, visão e valores de uma empresa a uma causa social, estamos promovendo uma boa ação, e em paralelo divulgando a marca, trabalhando o branding e conquistando clientes fiéis.


Um exemplo claro de que o marketing social têm efeito, é o chamado Crowdfunding, onde os consumidores estão dispostos a gastar mais para apoiar uma causa que eles acreditam. Segundo a pesquisa “Rumo à Sociedade do Bem-Estar”, feita por Akatu, 50% dos brasileiros valorizam a participação social das empresas na hora da compra.


Agora vamos ao que interessa!


Como fazer Marketing Social?


Para alinhar os valores da empresa aos valores dos clientes, gerando aceitação do público. É preciso trabalhar o marketing social em 3 etapas:


  1. Identificar valores do consumidor e da empresa.

  2. Mapear causas sociais que estejam dentro desses valores.

  3. Selecionar uma ou mais causas e se dedicar a elas, com objetivos claros de curto, médio e longo prazo.


Com o marketing social feito de maneira efetiva, a sua empresa pode criar relacionamentos significativos e duradouros com todos os consumidores, podendo até mesmo levar o público ao Marketing de Defensores. Alguns exemplos de empresas que fazer marketing social: - TV Globo: Criança Esperança - Mc Donalds: McDia Feliz - Pedigree: Adotar é tudo de bom - Correios: Papai Noel

Podemos ver que o marketing social é bem mais complexo do que parece.

Se você se interessou e quer colocar essa ação em prática na sua empresa, clique aqui

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page