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Pesquisa de mercado. Veja as 10 perguntas essenciais e quais são as suas finalidades

Pesquisas de mercado são essenciais para uma empresa definir produtos e serviços, ou chegar a diversas conclusões e soluções, como também fazer uma aproximação com o público e procurar conhecer as suas características, dúvidas sobre a empresa e suas dores a fim de saná-las.


Desse jeito, as empresas podem tomar decisões altamente assertivas com base nos dados coletados pelos questionários.


Essa é a forma mais eficiente de se fazer uma pesquisa de mercado através do uso da internet. E, para isso, veja agora as perguntas mais essenciais para obter resultados interessantes e totalmente satisfatórios. Assim, você pode aplicar na sua pesquisa de mercado e saber para o que cada uma funciona para as suas decisões.


1. Qual o seu sexo?

Geralmente, é com essa pergunta que começa um questionário de pesquisas sociodemográficas. Ela tem como objetivo identificar possíveis diferenças de comportamento entre homens e mulheres, pois pessoas de sexos diferentes podem consumir produtos diferentes e, assim, a empresa pode produzir e direcionar seus produtos ou serviços para cada tipo de pessoa.


2. Qual a sua renda familiar mensal

Esse tipo de pergunta agrupa as classes sociais de acordo com seu poder de compra a fim de direcionar preços, produtos e publicidade e marketing para cada tipo de classe, sejam elas A, B, C, D ou E.


3. Qual a sua faixa etária?

Pessoas de diferentes gerações usam a mesma ferramenta, como por exemplo o facebook, mas cada uma usa de uma forma diferente. Por isso, agrupá-las por faixas etárias, irá analisar as diferentes gerações para entender os diversos tipos de comportamentos em seu processo de consumo.


4. Qual é a sua cidade/estado?

Essa pergunta de tipo geográfica complementa as perguntas sociodemográficas, pois a localização identifica o consumo e os hábitos do público em diferentes áreas regionais. Por exemplo, o hábito de consumo de quem mora na capital é diferente de quem mora no interior. Isso varia de Estado para Estado também dependendo do tipo de produto.


Essa pergunta é fundamental também para quem quer abrir um comércio ou empresa em outra localidade para saber quem serão seus possíveis consumidores e se a empresa será rentável em determinada região.


5. Qual palavra lhe vem à cabeça quando pensa em x?

Essa pergunta aberta tem como objetivo descobrir os atributos de marcas, empresas, produtos e termos dominantes na área que está sendo investigada.


Por exemplo, você vende celulares, a pergunta deve ser: Qual palavra lhe vem à cabeça quando pensa em celular? As respostas definirão o que o público quer ouvir, assim, você direciona os seus produtos com base nesses desejos.


6. O quanto você concorda com essa afirmação?

O seu discurso é coerente com o produto ou serviço que a sua empresa vende? Isso mede o grau de concordância para descobrir o que o público acha da sua proposta? Será que concordam ou não?


Com a pergunta deste tópico, todas essas outras são automaticamente respondidas, pois ela mede o grau de concordância do entrevistado a fim de obter ideias e descobrir o que seu público acha dos seus produtos e como você os oferece.

7. Você é a principal responsável pela compra?

Essa pergunta tem um objetivo simples e complementa a pergunta de renda. Ela visa saber se a pessoa tem poder de decisão sobre compras para que a empresa possa investigar a aceitação do preço de um produto ou serviço.

8. Você compraria o produto x?

Isso serve para saber se a pessoa vai comprar o que você está oferecendo como produto ou solução. A ideia é apresentar um conceito ou um produto e oferecer um preço. A seguir, você apresenta a pergunta: você compraria ou não? Ela serve para instigar o seu processo de divulgação e conceito apresentado, para saber se está sendo eficiente ou não.


9. De 0 a 10, o quanto você está satisfeito?

A satisfação no pós venda é essencial para conquistar um público fiel e que vai consumir novamente. Então, essa pergunta é uma forma de conhecer e acompanhar de perto o que o seu consumidor achou da compra de um produto ou serviço, como também a experiência em todo o processo de compra.


Dependendo da gradação da nota, a empresa pode melhorar ou tomar a decisão de mudar a sua oferta.


10. Você indicaria o produto para outras pessoas?

Outra pesquisa de escala de 0 a 10 que visa medir quem são os os clientes promotores da marca, e aqueles que não comprariam novamente.


Por fim, com esses 10 tipos de pergunta você está pronto para criar um questionário de pesquisa de mercado e obter resultados satisfatórios e completos para a sua empresa disparar na frente da concorrência e se aproximar ainda mais do ideal de consumo do público.


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