top of page
  • Foto do escritorEquipe Blá

Portfólio Blá - Identidade Visual

Você tem uma marca e quer ser reconhecido no seu campo de atuação?


Antes de tudo você precisa de uma identidade visual que represente a sua marca para o mundo através de elementos formais e sistematizados como: nome, imagens, ícones, slogan, cores e tipografias, que juntos tenham um estilo próprio.


Uma identidade visual é substancial para expressar a história do seu negócio e dos valores que se deseja transmitir. Ela deve ser criada a fim de propagar o seu ideal, produto ou serviço de modo singular, pois é essencial para a marca estar presente nas mídias impressas e digitais que são os pilares da comunicação com o público.


Ela é capaz de deixar as suas características mais acentuadas e bem visíveis a fim de possibilitar o reconhecimento e fazer o seu negócio se diferenciar da concorrência.


A seguir vamos mostrar como é feito e quais os benefícios de uma boa identidade visual!


Logotipo


O logotipo é o elemento principal da identidade visual. Um bom logo possibilita o pronto reconhecimento, além de ficar gravado na mente das pessoas. Para que alcance esse fim, é imprescindível que seja feito por um bom e profissional designer. Por isso, é importante desapegar e abandonar essa arte feita no paint e confiar em alguém que faça o seu negócio ser estampado nos olhos de todo mundo.


Especialistas em comunicação e design estudam muito para que possam fazer um logo poderoso e marcante. É empregado na criação do seu logo todos os estudos de cores, formas e como eles ficaram estampados nos meios de comunicação. Eles captam as necessidades, gostos e personalidade a fim de agrupar toda a essência da marca no que será o seu sustentáculo da comunicação.


Branding


O Branding é uma área que excede o campo do design, ele é todo o processo de desenvolvimento da estratégia de marca de uma empresa, levando em conta todo o planejamento e criação dos conceitos a respeito de propósitos, valores, identidade, posicionamento no mundo e sua relação com o público.


O branding é o alicerce da identidade visual, pois é o elemento que possibilita a criação dos princípios da marca. Assim, ele antecede e ocasiona a criação do logotipo e dos demais conteúdos visuais e gráficos de divulgação.


Para que fique claro, essa estratégia é o que dita todas as ações de marketing no mundo gráfico e digital. Por exemplo, quando vemos a seguinte frase: “just do it”, sabemos que se refere à Nike. Ou em outro caso quando vemos a cor vermelha que nos remete à Coca Cola.


Existem uma série de elementos dentro da estratégia de branding que visam esse encontro entre marca e público, fazendo com que ela seja lembrada a todo o momento. Esses elementos devem refletir para o mundo todo o potencial do negócio a fim de atrair a atenção e se diferenciar dos demais concorrentes.


Benefícios de uma boa identidade visual


Por fim, é importante lembrar que um bom projeto de identidade visual deve proporcionar grandes benefícios para uma marca.


Identidade: Proporciona o reconhecimento da sua marca pelos olhos do público e até mesmo para quem não for consumidor do seu produto ou serviço. Uma boa identidade visual vai refletir prontamente o que a sua marca representa.


Posicionamento: Contribuirá para promover a visão e valores da sua marca. Esse quesito é importante pois os consumidores são cada vez mais conscientes e visam consumir produtos e serviços de quem eles se identificam


Vínculo: Para os clientes a sua marca será fonte de confiabilidade e pertencimento, gerando uma sensação coletiva e consequentemente uma aproximação com o público.


Permanência: Uma boa gestão da sua identidade visual permitirá que a sua marca seja adaptável às mudanças do mercado e assim, gerando uma boa permanência em relação aos seus concorrentes.


Rentabilidade: Uma identidade visual bem trabalhada vai lhe proporcionar bons rendimentos com a gestão da marca na questão de divulgação. Assim, a sua marca terá sempre uma base sólida e bem estabelecida.


Aqui na Blá temos um time extra qualificado e com todo o potencial para oferecer um excelente serviço de branding para a sua marca e garantir que todos esses benefícios sejam alcançados a fim de fazer a sua marca voar alto no mercado. Então, vamos blá?


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page