top of page
  • Foto do escritorEquipe Blá

Psicologia das cores



É o estudo que mostra como as cores são percebidas e transformadas em sensações no nosso cérebro, por isso escolher a cor certa pode significar o sucesso do seu negócio.


Acredite se quiser, o Isaac Newton foi o primeiro a estudar cores, em 1666 ele observou que a luz branca se separava em diversas cores ao passar por um prisma, e mais tarde descobriu sobre a mistura de cores e como ela era feita.


Mas foi realmente Johann Wolfgang Von Goethe que criou a Teoria de Cor que conhecemos hoje, ele percebeu que a cor não depende apenas da luz e do ambiente, ela também se altera com a percepção de temos de um determinado objeto, ainda constatou que os efeitos das cores são universais (mesmo que a identificação dos tons seja subjetiva).


Se você pensar em um cor dinâmica e estimulante, provavelmente pensará em uma cor quente, como o vermelho, laranja ou amarelo, agora se a proposta foi pensar em uma cor calma, pacificadora e estática, cores frias como azul, roxo e verde virão a sua mente.


Por isso é tão importante que as cores sejam escolhidas de acordo com o que você quer transmitir.



Cores no Design

As cores são fundamentais na composição de qualquer coisa, seja ela um layout, logo da sua empresa ou decoração da sua casa. Quando bem aplicada, elas tornam-se atrativas e são capazes de causar pequenos estímulos no cérebro do seu consumidor.


Observe sempre quais são as relações que as cores tem com o seu público, o tema proposto, objetivo da comunicação e até mesmo como a leitura de determinada peça precisa ser feita.


Mas vai com calma, não é só fazer um logo colorido e esperar que aquilo dê certo. Os estímulos são modificados de acordo com a aplicação das cores e a combinação delas, por isso existem diversas maneiras de integrar cores, por exemplo o método de contraste, complemento de cores, cores análogas, cores triádicas e por aí vai.


O que cada cor representa.

Veja abaixo um resumo sobre quais sentimentos são percebidos quando usamos cara cor e quais empresas usam esta cor para se comunicarem com seus respectivos públicos.


Vermelho.

Simboliza paixão, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor e amor.

O vermelho é utilizado por empresas como a Coca Cola, CNN, Netflix e Nintendo.


Laranja

Simboliza humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, expansão e extravagância.

O laranja é utilizado por empresas como a Fanta, Nickelodeon, Firefox e Harley Davidson.


Rosa

Simboliza amor, inocência, saúde, felicidade, satisfação, romantismo, charme, brincadeira, leveza, delicadeza e feminilidade

O rosa é utilizado por empresas como o Orkut (mesmo falecido, continua em nossos corações), T-mobile, Barbie e Donut King.


Roxo

Simboliza erotismo, realeza, nobreza, espiritualidade, misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, sensibilidade e intimidade

O roxo é utilizado por empresas como o Yahoo, Milka, Aussie e Nubank.


Amarelo

Simboliza sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, imaginação e esperança.

O amarelo é utilizado por empresas como o McDonald´s (em uma composição com o vermelho), NIKON, Post-it e Ferrari.



Verde

Simboliza cura, calma, perseverança, autoconsciência, orgulho, natureza, saudável, renovação, juventude, vigor e generosidade.

O verde é utilizado por empresas como o Starbucks, Spotify, Lacoste e Tic Tac.


Azul

Simboliza espiritualidade, contentamento, lealdade, tranquilidade, estabilidade, harmonia, verdade, confiança, limpeza, ordem e tecnologia

O azul é utilizado por empresas como a HP, Oreo, Amil e Nasa.


Marrom

Simboliza principalmente segurança

O marrom é utilizado por empresas como Café Pilão, UPS, M&M e Nespresso.


Preto

Simboliza mistério, poder e estilo

O preto é utilizado por empresas como a Uber, Chanel, Adidas e MAC.


Cinza

Simboliza elegância, respeito, experiência, espiritualidade e inteligência.

O cinza é utilizado por empresas como a Apple, Audi, Swarovski e Nissan


Branco

Simboliza pureza, paz e fé.

O branco é muito utilizado em composições com outras cores, empresas como HP, Amazon, Nike e NBS são exemplos desta prática.


Agora que você já sabe um pouco mais sobre as cores e como elas podem influenciar o seu consumidor, pense bem quais são as melhores combinações para atingir o seu objetivo, e se possível deixe um profissional fazer isso por você.


Vem blá!

Se precisar de ajuda, conte com a gente!

958 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page