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Qual é a tipografia ideal para minha marca?

Quando ouvimos falar de tipografia, uma palavra tão técnica, já logo vem a dúvida, o que exatamente é tipografia?


Bom, tipografia nada mais é que o tipo de fonte ou em outros termos, à “letra” que escolhemos para compor nossa marca. Ela está diretamente ligada ao que se quer passar para nosso cliente. Por isso é muito importante escolher bem.


Para te ajudar neste momento tão importante, explicamos um pouco mais sobre elas, continue lendo para definir qual tipografia é ideal para a sua marca!


Tipos de Classificações.


O primeiro passo para escolher a sua tipografia é saber a diferença entre cada classificação (já fizemos um post sobre a psicologia das tipografias em nosso perfil do instagram, a clique aqui para ler). Simplificando, podemos dividi-las em quatro categorias principais: com serifa (serif), sem serifa (sans serif), cursivas e decorativas.


Com Serifa (serif)

Surgiu na antiga Itália no talhar das letras em pedras italianas. Os artesãos entalhavam um pequeno espaço extra no fim de cada traço das letras a fim de prevenir o acúmulo de cascalho e poeira no encave. Além disso, são consideradas uma herança da caligrafia manual na imprensa iniciada por Gutenber.


Geralmente elas são utilizadas para aumentar o contraste e espaçamento entre os caracteres. Essa característica facilita a distinção entre as letras, o que torna a identificação das letras por nosso cérebro (processo de identificação e interpretação de um objeto) muito mais rápida.


Este estilo de letra transmite tradição, seriedade, sabedoria, magnitude, erudição.


Abaixo você pode ver logos de grandes negócios, que utilizam serifa em suas marcas.


Sem Serifa (sans serif)


Historicamente conhecida por facilitar a leitura, as famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif (do francês "sem serifa"), também chamadas grotescas.

Estima-se que o primeiro tipo desta categoria foi publicado em 1816 por William Caslon IV.


Geralmente elas são utilizadas para o meio digital, onde é preciso uma rápida absorção de informações, afinal quando estamos na internet não paramos para ler um texto que não estejamos 100% interessados. É a melhor escolha também para crianças que estão em fase de alfabetização, devido a simplicidade da forma da letra, que as tornam mais reconhecíveis.


Fontes sem serifa transmitem modernidade e liberdade, são mais objetivas, joviais e minimalistas.


Veja algumas marcas abaixo que utilizam essa fonte.

Cursivas.


As letras cursivas são quaisquer estilos de escrita manual criadas para dar a agilidade na escrita. Derivadas das letras romanas, as letras cursivas eram utilizadas para documentos triviais. Para acelerar o processo de produção desses documentos, os romanos alongavam e comprimiam as formas das letras. Com o tempo passaram a escrever conectando todos os caracteres, surgindo assim as letras cursivas como conhecemos hoje.


Este estilo de fonte transmite uma sensação mais humanitária, artesanal e subjetiva. Mas atenção ao usá-la, pois seu uso indevido pode tornar sua marca kitsch, ou seja, brega.


Veja alguns exemplo de marcas que aderiram a escrita cursiva


Decorativas.


Como o próprio nome diz, são fontes decoradas (desenhadas). Esse tipo possui uma infinidade de estilos, desde fontes faroestes, até as horripilantes que aparecem em filmes de terror.


São perfeitas para marcas descontraídas, que querem se mostrar de uma forma informal, divertida, cômica ou aterrorizante para seu público.


Mas como tudo que é bom dura pouco (brinks), mas sério, cuidado ao utilizar fontes deste tipo, não esqueça de levar em conta a sua aplicação em diferentes dimensões para não haver dor de cabeça no futuro.


Veja alguns exemplos de marcas que usam fontes decorativas:

Enfim, definir a tipografia ideal para sua marca requer muita pesquisa e entendimento total do seu público alvo, para saber qual é o melhor jeito para a marca transmitir seus objetivos e valores.


Lembre-se de avaliar se a fonte escolhida é legível em impressos e na Web. Agora é mandar ver na criação do seu negócio, da sua marca e arrasar!


Precisa de ajuda para desenvolver sua identidade visual? Vém Blá!

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