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Rebranding: como ressignificar a sua marca para o sucesso

Quando você ouve a palavra rebranding, o que vem na sua cabeça? Primeiro devemos pensar que um branding é a construção de uma marca, ou seja, logotipo, posicionamento, valores e etc. Logo o rebranding é fazer tudo isso novamente, mas com a necessidade de gerar uma nova cara para a marca ou empresa.


O que é rebranding?


O termo surgiu em abril de 2010 com Philip Kotler em seu livro “Marketing 3.0“. Esse pensamento surgiu através da relação entre consumidor e marcas no qual passaram por um processo de aproximação, ou seja, agora esse relacionamento passou a ser horizontal.


Desse modo, o rebranding é o ato de ressignificar a imagem de uma marca ou produto aos olhos de seus consumidores. Logo, o objetivo é mudar a percepção do público com relação à marca. Ou seja, isso envolve a mudança de nome, logotipo, identidade visual e outros elementos. Não necessariamente tudo de uma vez, mas na maioria dos casos alguns desses elementos são refeitos.


Por que realizar o rebranding?


A decisão por executar uma recolocação no mercado deve ser feita por meio de alguns fatores que demandam essa urgência. Ou seja, pode-se notar que a mensagem passada ao público não se adapta mais às suas características, ou os objetivos da marca não condizem com o posicionamento social, até mesmo a necessidade de atualizar a marca para se adequar às novas gerações. Esses são fatos que pedem uma mudança a fim de manter a competitividade no mercado.


Outro aspecto comum dessa prática é o lançamento de novas categorias de produtos que buscam uma audiência mais ampla. Não podemos esquecer que na época do cancelamento, quando a imagem da marca é afetada negativamente, o rebranding também se faz necessário.


Como fazer rebranding


O processo de rebranding deve ter uma análise e execução completamente satisfatória, contemplando a linguagem utilizada no marketing da empresa; os elementos visuais de seu logotipo e ações de publicidade e o posicionamento interno e externo da empresa.


Nesse caso, o primeiro passo para lançar o processo de rebranding é adquirir um diagnóstico completo do cenário. E para isso, nada melhor do que fazer uma análise SWOT, que nada mais é do que uma técnica de planejamento estratégico que identifica as forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças relacionadas ao mercado de atuação da empresa e seus consumidores.


Outra forma de direcionar esse reposicionamento é realizar pesquisas de opinião com os colaboradores da empresa, gestores e consumidores, Desse modo, é possível identificar um padrão na forma como a imagem da marca é assimilada pelas pessoas.


Cases de sucesso de rebranding


Skol

Como a maioria das marcas de cerveja dos anos 90/00, a Skol tinha um padrão publicitário bem característico que insistia em utilizar em seus anúncios modelos femininas e seminuas. Assim, a empresa tinha um público formado em sua maioria por homens.


Com o passar dos anos, os movimentos feministas começaram a crescer e a incentivar a conscientização do público geral. Sendo assim, as peças publicitárias com o foco na objetificação do corpo feminino passaram a ser muito mal vistas. E com isso, a cervejaria notou a necessidade de se comunicar também com o público feminino para arrecadar mais dinheiro e não receber o famoso cancelamento.


Agora, a marca faz campanhas que mostram o poder das mulheres e até conscientiza contra o comportamento machista.


Havaianas

Você sabia que antes dos comerciais badalados com os maiores artistas da nossa televisão a havaianas era vista como uma marca para pessoas de classe baixa?


Isso até que a Havaianas lançou novas linhas de chinelos para pessoas com poder aquisitivo maior e assim, atraiu um novo mercado para a empresa. Desse modo, hoje, as suas propagandas são materiais de estudo. Desse modo, a empresa sempre está entre as marcas mais vistas do mundo.


Então, ao ler este artigo você sentiu a necessidade de fazer o rebranding da sua marca? Se sim, conte com a Blá para te ajudar.


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