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Tipos de marketing: 1.0, 2.0, 3.0 e 4.0

Quando falamos em marketing a primeira coisa que vem em nossa mente é o nome do inventor do conceito, Philip Kotler.


O Americano e economista tem uma grande influência no mercado ao interpretar as ações do mundo e da economia a fim de gerar estratégias de marketing para as empresas. Sendo assim, Kotler chegou a prestar consultoria de planejamento estratégico, marketing internacional e estratégias para grandes empresas como: IBM, Motorola e Bank of America.


A influência de Kotler para o marketing foi tão expressiva que suas ideias e teorias são tão atuais e bastante utilizadas nos dias de hoje.


Portanto, a trajetória do marketing desde o seu início tem acompanhado a evolução econômica. Conheça agora todas as 4 fases do marketing e a contribuição de Philip para a existência de cada uma delas

Marketing 1.0


Essa foi a primeira grande fase do Marketing que surgiu através do economista Americano Philip Kotler, logo após a Revolução Industrial, ou seja, surgiu como uma solução de venda conhecida como a “Era dos Produtos”. Sendo assim, o Marketing 1.0 é sobre gerar lucros através da oferta de um produto de boa qualidade.


Uma frase que resume bem este período é a frase de Ford que diz: “Qualquer cliente pode

ter o carro da cor que quiser, desde que seja preto”.


Neste contexto, a estratégia era fazer a divulgação em pelos meios de comunicação mais importantes da época, ou seja, pela TV e Rádio, assim, aumentando a exposição das marcas.


Marketing 2.0


Com a evolução econômica mundial no século XX, surgiu a chamada “era da informação” por conta da tecnologia. E com ela apareceu o Marketing 2.0.


O Marketing 2.0 denominado como o marketing do consumidor, tem como foco entender e vender com base no comportamento do consumidor. Isto aconteceu porque, com o advento tecnológico, as pessoas se tornaram mais informadas e, então, começaram a comparar preços, funcionalidades, marcas (que surgiram na época, destituindo o monopólio), entre outros.


Sendo assim, as empresas passaram a explorar os desejos e necessidades do público para adaptar seus produtos a eles. Agora, o cliente torna-se o ponto principal nas ações publicitárias e comerciais das empresas.


Foi assim que os negócios começaram a segmentar o seu público alvo e criar ações específicas para cada um deles.


Portanto, no marketing 2.0 houve um amadurecimento das empresas ao compreender as necessidades dos consumidores.


Marketing 3.0


Aqui nesta fase, Philip Kotler propõe um novo pensamento, conhecido como a Era do Valor, em que agora as empresas não estão apenas interessadas em vender seus produtos, mas também em fazer do mundo um lugar melhor, ou seja, entra em cena o marketing social.


E ainda que seja uma era focada no consumidor, ela se diferencia da anterior por dar atenção às aspirações, valores e ao espírito humano, isto é, ela foca em resolver os problemas sociais. Portanto, vemos nessa era uma preocupação das empresas em definir a sua missão, visão e seus valores.


Marketing 4.0


Como a tecnologia não para de se desenvolver, o marketing precisa seguir paralelo com ela. Sendo assim, esta última fase, por enquanto, se consolida no mundo digital e na necessidade das empresas estarem presentes também nesse ambiente. Desta forma, entra em cena também a ideia do relacionamento próximo e personalizado com os consumidores, assim como o uso de dados mensurados para captação de leads.


Com a participação de Kotler nessa nova era, ele aborda a forma como a sociedade vem evoluindo, e também como as relações de comércio estão tendo que se adaptar a esse ambiente em que o público é muito mais ágil. Dessa forma, prender a atenção das pessoas e conectá-las à sua marca e produto é o novo grande desafio.


É bem interessante saber quando e como o marketing surgiu passando por todas as suas fases até chegar os dias de hoje. Vale lembrar que todas as fases 2.0, 3.0 e 4.0 andam juntas, ou seja, apesar dessa nova forma, as outras não se tornaram obsoletas.


Para você, qual desses tipos de marketing é o mais importante para você?


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